Doer não é Ser - Cinco encontros para te Re-Encontrares
Workshop sobre as 5 Feridas Emocionais
Workshop sobre as 5 Feridas Emocionais
Doer Não é Ser é um workshop de 5 semanas dedicado às feridas emocionais que todos temos — rejeição, abandono, humilhação, traição e injustiça. Cada um de nós trás consigo feridas emocionais, que são experiências vividas — normalmente durante a infância — que deixam marcas na forma como sentimos, agimos, reagimos e nos relacionamos connosco e com os outros. São como “cicatrizes invisíveis” que não desaparecem com o tempo se não as trabalharmos. Se não as virmos, acolhermos para serem aceites e trabalhadas, continuarão a influenciar os nossos pensamentos, comportamentos, atitudes, acções e reacções, afectando quer a nossa saúde física e mental, quer o formato do nosso corpo. Muitas vezes procuramos moldar o nosso corpo através de dietas alimentares e não conseguimos! A transformação que desejamos ver no nosso corpo, está, na maioria das vezes, ligada a feridas emocionais que nos impedem de ter o formato desejado, pois cada ferida emocional molda parte do nosso corpo.
As feridas emocionais não vêm apenas de grandes traumas, são provocadas, frequentemente, por situações que podem parecer pequenas, mas que foram vividas com grande intensidade emocional num momento vulnerável, como por exemplo, uma rejeição subtil, um abandono não verbalizado, uma humilhação disfarçada de piada, uma promessa quebrada, uma exigência excessiva ou um simples Não num momento de fragilidade.
Estas feridas condicionam-nos sem que tenhamos consciência e, para nos protegermos da dor que elas provocam, criamos máscaras que usamos para nos proteger, tornamo-nos mais fechados, controladores, carentes, rígidos ou auto-sabotadores. E, quanto mais tentamos evitar essa dor, mais ela se repete — em padrões emocionais, relacionamentos de toda a ordem e até sintomas físicos.
Em cada encontro vamos mergulhar nestas feridas com respeito, amor e compaixão, trazendo à consciência a forma como nos moldaram, compreendendo como continuam a afectar a nossa vida, como cada ferida se manifesta no nosso corpo e comportamentos, reconhecendo padrões que se repetem.
Através de ferramentas práticas de auto-reflexão, escrita terapêutica e consciência emocional, cada ferida é vista com humanidade e, cada passo dado é um reencontro connosco próprios, no sentido de resgatar forças inatas que desconhecemos mas que contribuirão para vivermos com mais qualidade de vida.
Objetivos da formação:
Identificar, compreender e começar a sarar as feridas emocionais
Conhecer os gatilhos que fazem disparar certas atitudes e comportamentos repetitivos
Compreender como estas feridas impactam a vida de cada um
Conhecer e identificar os mecanismos de fuga de cada ferida
Público-alvo:
Pais que queiram perceber melhor a relação da sua criança interior com os seus filhos,
Profissionais que tenham interesse no tema e queiram aprender novas ferramentas para a sua prática pessoal e profissional,
Pessoas que se sentem bloqueadas emocionalmente e querem resgatar a sua autenticidade, auto-estima, liberdade interior e amor-próprio,
Pessoas que queiram apender mais sobre si próprias e reaprender novas formas de ser e de estar.
Datas e Horário:
07, 11, 14, 21 e 29 de Julho das 18h30 às 20h30
Investimento:
33€ para alunos do Grupo Maedra
45€ para público em geral
Facilitadora: Rita João
Divide o seu trabalho entre a Psicoterapia Transpessoal e a Arte, pois acredita que ambas se complementam.
Psicoterapeuta Transpessoal, formou-se na Escola de Desenvolvimento Transpessoal, na Academia da Familia - Pedro Fernandes e é Coach certificada pela Transformation Academy. Possui Certificação Internacional pela Worldwide EC em Encorajamento e fez várias formações em Disciplina Positiva, Liderança e ArteTerapia.
Facilita Constelações Familiares Sistémicas, Consultas de Terapia Transpessoal, Ateliers de Terapia de Arte para Jovens e Pais e faz Aconselhamento Parental em Disciplina Positiva e Parentalidade Consciente.
Formada também pela Escola Profissional de Teatro de Cascais, lecciona as disciplinas de Teatro, Música, Dança, Expressão Plástica e Emoções.
Portadora de uma energia positiva, criativa e intuitiva é Mãe por opção de um Ser de Luz, Mãe de coração de mais quatro e coordena a Escola de Teatro Ágon.